As Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo em que afirmam que o país não foi responsável pela explosão que atingiu o Hospital Ahli Arab na cidade de Gaza, na Faixa de Gaza, na última terça-feira (17). O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, havia alegado que centenas de pessoas morreram em um ataque ao hospital e acusou Israel de ser o responsável.
Novas imagens trazidas pela Al-Jazeera sugerem que o míssil não foi interceptado devido a uma falha, uma vez que o sistema Iron Dome não realiza interceptações durante a ascensão do foguete. Isso aponta para a possibilidade de um foguete palestino que falhou como a causa da explosão e subsequente incêndio no Hospital Batista Al-Ahli Arabi. Em uma coletiva de imprensa online, Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, declarou que o foguete que atingiu o hospital não poderia fazer parte do arsenal de Israel e que não havia nenhuma operação militar israelense em andamento naquela região naquele momento.
As forças israelenses também divulgaram imagens que indicam a queda repentina de um ponto de luz, que supostamente seria um foguete da Jihad Islâmica. Israel reiterou que hospitais não são alvos em suas operações e atribuiu o ataque ao grupo da Jihad Islâmica. De acordo com o governo israelense, desde 7 de outubro, aproximadamente 450 foguetes disparados da Faixa de Gaza contra Israel caíram dentro do próprio território palestino.