De acordo com um novo balanço divulgado nesta quarta-feira (08/02), o número de mortos após o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (06/02), ultrapassa 11.200.
Hoje, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que visitou a cidade de Kahramanmaras, epicentro do terremoto, informou que o número de mortos no país chegou a 8.574.
Em Antakya, capital da província de Hatay, na fronteira com a Síria, as equipes de resgate eram escassas e os próprios moradores vasculhavam os escombros. As pessoas imploravam por capacetes, martelos, barras de ferro e cordas.
Na Síria, foram recuperados 2.662 corpos dos escombros.
Na Turquia, mais de 12 mil equipes de busca e resgate estão trabalhando nas áreas afetadas, juntamente com 9 mil soldados. Cerca de 70 países e estão enviando pessoal, equipamento e ajuda, mas a escala do desastre é assustadora.
Veja o momento de um resgate:
As equipes de resgate continuam os esforços para localizar sobreviventes depois de 48 horas do tremor. Cães farejadores também estão ajudando ma localização de possíveis vítimas que estejam soterradas.
O frio é um outro obstáculo para a realização dos trabalhos de busca.
As chances de encontrar pessoas com vida sob os escombros são maiores nas primeiras 72 horas.
Assista: