31.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024
Publicidade
InicioMundoXi Jinping quer retomar "diplomacia do panda" com EUA

Compartilhar

Xi Jinping quer retomar “diplomacia do panda” com EUA

Após encontro com o presidente norte-americano Joe Biden, o presidente da China, Xi Jinping, assegurou aos Estados Unidos um compromisso de paz. A reunião ocorreu com empresários norte-americanos no evento anual da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) em San Francisco, na Califórnia.

Xi declarou que não buscará esferas de influência e evitará conflitos, seja direta ou indiretamente, com os EUA. Em seu discurso, o líder chinês também mencionou a possibilidade de retomar a “diplomacia do panda” com os Estados Unidos, um gesto simbólico iniciado em 1972 após a histórica visita de Richard Nixon à China comunista.

Embora a “diplomacia do panda” tenha sido uma tradição que fortaleceu laços bilaterais, a relação entre as superpotências rivais passou por tensões recentes, levando Pequim a repatriar alguns pandas, uma espécie de “chamado para consultas” em meio a desentendimentos diplomáticos.

Xi Jinping comentou sobre o apreço dos americanos pelos pandas, especialmente crianças, e expressou disposição em continuar a cooperação na conservação dos pandas como uma forma de aprofundar os laços de amizade entre os dois países.

Fonte: G1

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...