O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu nesta quarta-feira (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo “posicionamento claro” em favor de um cessar-fogo na guerra com a Rússia. O encontro bilateral, o primeiro entre os dois líderes em dois anos, ocorreu em uma sala reservada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e teve duração de cerca de uma hora.
Zelensky destacou que Lula se comprometeu a “fazer o seu melhor para trazer paz” ao país europeu. “O presidente brasileiro e sua equipe deram sinais claros de que estão comprometidos principalmente com o cessar-fogo e com a paz para a Ucrânia. Agradeço a ele pelo posicionamento claro”, afirmou.
O presidente ucraniano reconheceu que o tempo da reunião foi insuficiente para tratar de outros temas além do conflito, como economia e acordos comerciais, mas não descartou novas conversas no futuro. “Tivemos um déficit de tempo. Acho que poderíamos ter tratado de temas bilaterais e continuaremos essa conversa na próxima oportunidade”, disse Zelensky.



