Um homem identificado como Robson José dos Santos Reis foi detido nesta sexta-feira (29) sob acusações de pedofilia virtual e armazenamento de material pornográfico infantil. O suspeito, que se passava por uma menina em redes sociais, usava essa identidade falsa para obter fotos e vídeos íntimos de crianças. A prisão ocorreu sem divulgação do local.
A ação foi desencadeada com base em informações fornecidas pela Polícia Civil do Espírito Santo, que solicitou o apoio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) do Amazonas para localizar o indivíduo. A investigação revelou que ele estava atuando no Espírito Santo, usando redes sociais e aplicativos de mensagens para cometer crimes.
O delegado Antônio Rondon, titular da Dercc, alertou para a crescente vulnerabilidade de crianças e adolescentes no ambiente digital, onde criminosos frequentemente se aproveitam de sua inexperiência e ingenuidade. A Polícia Civil do Amazonas reforça a importância da conscientização dos pais, responsáveis e da sociedade em geral para proteger as crianças e adolescentes de ameaças virtuais e conta com a Dercc para investigar e combater crimes cibernéticos.