29.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioPolíciaOperação da PF cumpre mandados de prisão em Manaus e Eirunepé

Compartilhar

Operação da PF cumpre mandados de prisão em Manaus e Eirunepé

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (02/03), no município de Eirunepé, interior do Amazonas, a operação ‘Cama de Gato’.

O objetivo é cumprir 21 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas, dentre elas agentes políticos, servidores públicos e integrantes de uma organização criminosa que atua praticando crimes de fraude à licitação, desvio de recursos, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Além de Eirunepé, os mandados de prisão também estão sendo cumpridos em Manaus. Ao todo, foram mobilizados cerca de 50 policiais da Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul e da Superintendência da PF no Amazonas, além do apoio do destacamento da Aeronáutica em Eirunepé.

A investigação teve início em abril de 2021. As fraudes ocorreram durante e após o período da pandemia do COVID 19. Segundo as investigações, as contratações eram, em sua grande maioria, realizadas por meio de dispensa de licitação.

Em apenas um dos contratos, foi verificado que a prefeitura de Eirunepé pagou por 150 mil máscaras de proteção mais do que o dobro do valor cobrado em todo o estado do Amazonas. Além disso o quantitativo adquirido equivale a cinco vezes o contingente populacional da cidade.

Após um ano de trabalho investigativo, a polícia identificou que um grupo criminoso, ligado à cúpula do Poder Executivo, municipal participava de um esquema de desvio de recursos públicos realizado através da contratação de empresas fictícias ou de fachada, constituídas com o único objetivo de desviar verbas federais.

A estimativa é que os desvios estejam ocorrendo desde o ano de 2020. O prejuízo ao município ultrapassa R$ 10 milhões em contratações fraudadas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...