Nessa terça-feira (20/12), a Polícia Federal (PF) prendeu, Rubens Villar Coelho, vulgo “Colômbia”, suspeito de liderar uma associação criminosa de pesca ilegal no Vale do Javari, terra indígena localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no estado do Amazonas.
Além disso, ‘Colômbia’ também é apontado como mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.
Em outubro deste ano, ‘Colômbia’ foi solto após pagar fiança de R$ 15 mil, mas voltou a ser preso nesta terça-feira (20/12) por determinação da Justiça Federal de Tabatinga, pois o réu havia descumprido as condições impostas para a sua liberdade provisória.
O juiz Fabiano Verli informou na decisão ter em mãos uma certidão atestando que em 6 de dezembro, um oficial de Justiça procurou por Colômbia, para citá-lo e não conseguiu. A suposta dona do imóvel informou que ele não morava no local, que serviu de base para a soltura.
Ainda de acordo com a decisão, não há notícia do uso de tornozeleira eletrônica de rastreamento, pois a liberdade provisória de Colômbia só foi concedida sob a condição do uso de aparelho.
Agora, ‘Colômbia’ será encaminhado para a audiência de custódia e, em seguida, voltará ao sistema prisional.
Para evitar uma nova fuga, a PF deve solicitar o seu encaminhamento a um presídio federal de segurança máxima.