O Tribunal de Justiça do Amazonas determinou, nessa sexta-feira (16), a prisão temporária dos nove policiais militares suspeitos de desviar aproximadamente meia tonelada de drogas apreendidas de criminosos em Manaus. Além das detenções, as autoridades policiais também conseguiram confiscar R$ 20 mil em dinheiro e celulares.
Segundo o TJAM, os respectivos mandados de prisão foram cumpridos de acordo com as formalidades legais, resultando na decisão de prender os suspeitos.
Na operação policial realizada na quinta-feira (15) pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), foram detidos quatro cabos, dois sargentos, dois soldados e um tenente.
Conforme determinado, os cabos, sargentos e soldados envolvidos foram conduzidos de imediato ao Núcleo Prisional da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Enquanto isso, o tenente permanecerá detido nas instalações do mesmo Núcleo.
Durante a operação, os policiais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames de corpo de delito.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) disse que vai instaurar procedimentos administrativos para investigar a conduta dos agentes. A pasta também disse que não compactua com quaisquer ações ilícitas.