Uma operação realizada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), nessa quinta-feira (15), resultou na prisão de nove policiais militares em Manaus, sob suspeita de desvio de meia tonelada de substâncias entorpecentes. Além das prisões, a polícia conseguiu apreender R$ 20 mil e celulares.
Foram presos oito são da Força Tática da Polícia Militar e um policial na 26ª Companhia Integrada Comunitária (Cicom).
Entre os presos, há quatro cabos, dois sargentos, dois soldados e um tenente. Segundo a Denarc, os policiais apreendiam os entorpecentes de traficantes e ficam com as drogas.
Apesar das prisões, a Polícia Civil não informou qual o contexto em que os agentes praticaram os crimes.
Os indivíduos envolvidos devem comparecer à audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (16), no Fórum Henoch Reis, localizado na Zona Centro-Sul da capital.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciou que procedimentos administrativos serão abertos para apurar a conduta dos agentes. Além disso, afirmou que não tolera qualquer tipo de comportamento ilícito.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informa que nove policiais militares foram presos durante operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), nesta quinta-feira (15). A operação contou com o apoio do comando da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que também vai instaurar procedimentos administrativos para investigar a conduta dos agentes.
A SSP-AM e a Polícia Militar ressaltam que não compactuam com quaisquer ações ilícitas praticadas pelos policiais militares, que agora seguem à disposição da Justiça”.