Simão Peixoto, prefeito do município de Borba, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (29). Ele foi um dos alvos da Operação Garrote, realizada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), que tinha como alvo uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos no município.
A prisão de Peixoto ocorreu na Delegacia Repressão ao Crime Organizado (DRCO), de onde ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) a fim de realizar exame de corpo de delito. Acompanhado de sua esposa, o prefeito retornou à DRCO e deve ser encaminhado posteriormente para uma audiência de custódia. Peixoto estava foragido desde o dia 23 de maio. O gestor já havia sido havia sido preso preventivamente por outros crimes, mas acabou sendo liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e retomou a administração do município.
A operação garrote resultou no cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, além de mandados de busca domiciliar, pessoal e veicular, totalizando 95 medidas cautelares. Segundo as investigações, o grupo é acusado de desviar quase R$ 30 milhões dos cofres públicos e teria utilizado até mesmo uma mercearia para asfaltar vias da cidade.
Fonte: Portal do Holanda