A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das equipes das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), deflagrou, nesta terça-feira (08/03), a Operação Resguardo, com foco no combate à violência contra a mulher. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ocorreu nos 26 estados do país e no Distrito Federal (DF).
De acordo com a delegada Kelene Passos, titular da DECCM Oeste/Sul, no Amazonas, a operação ocorreu durante todo mês de fevereiro, em Manaus e em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), onde foram cumpridos mandados de prisão e flagrantes, além de apuração de denúncias. Durante o período foram realizadas mais de 70 prisões de envolvidos em crimes contra a mulher.
Segundo a delegada, as DECCMs cumpriram mandado de prisão preventiva em nome de um homem, de 61 anos, que descumpriu uma medida protetiva contra sua ex-companheira, de quem estava separado há quatro anos.
Conforme a titular, no mesmo dia, outro mandado de prisão preventiva foi cumprido em nome de um homem, de 34 anos, que no dia 16 de julho 2021, também por descumprimento de medida protetiva contra a sua companheira.
Operação Resguardo – Foram realizados de 8 de fevereiro a 8 de março deste ano, o atendimento de 1.597 vítimas, 241 diligências, 27 denúncias, 642 medidas protetivas, 15 mandados de prisão, além de três mandados de busca e apreensão.
Procedimentos – Os indivíduos responderão por ameaça, injúria, vias de fato e descumprimento de medidas protetivas e ficarão à disposição do Poder Judiciário.