25.3 C
Manaus
domingo, abril 21, 2024
Publicidade
InicioPolíciaVídeo: trio suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no estado...

Compartilhar

Vídeo: trio suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no estado é preso

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou a Operação Orbital e prendeu em flagrante, na segunda-feira (08/01), três integrantes de uma organização criminosa voltada ao comércio ilegal de drogas no Amazonas. Com eles, foram apreendidas drogas, armas, munições, equipamentos de comunicação, além de um carro e uma motocicleta.

Os presos foram identificados como Ariel Rosendo dos Santos Arruda, conhecido como “O Sabão”; Francinaldo Lemos Pereira, conhecido como “O Gordão”; Giovanny Barbosa da Gama, conhecido como “O Gama”.

As investigações apontam que eles seriam os responsáveis pela logística de drogas entre Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e Manaus e, também, teriam suposto envolvimento com homicídios na capital amazonense. Além disso, todos eles têm passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte de arma de fogo de uso restrito.

Conforme o delegado Cícero Túlio, titular da unidade policial, durante as primeiras horas de segunda-feira, a equipe de investigação do 1º DIP foi até a rua rio do Peixe, bairro Colônia Terra, zona norte, para cumprir dois mandados de busca domiciliar.

“Durante as buscas, foi encontrada uma antena que propaga sinal satélite de internet, utilizada pelos criminosos para comunicação durante o transporte fluvial de drogas na calha do rio Solimões. Também foram encontrados diversos rádios comunicadores, dois tabletes de maconha, três pistolas, diversas munições, além de uma Pick-Up e uma motocicleta, utilizados para o comércio de drogas”, disse.

Ainda segundo o titular, Francinaldo Lemos Pereira seria parente de Matheus Danilo Barros Dias, que tinha 24 anos, morto durante o ataque a uma viatura da PC-AM, ocorrido em frente ao Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no dia 6 de janeiro de 2022.

Cabe ressaltar que 10 indivíduos foram presos por envolvimento no ataque, durante a Operação Esparta, deflagrada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), em junho daquele mesmo ano.

“Outro alvo preso da Operação Orbital, desencadeada pelo 1º DIP, trata-se de Giovanny Barbosa da Gama. Ele tem envolvimento com o tráfico de drogas no bairro São Raimundo, zona centro-oeste. ‘O Gama’, como é conhecido, teria sido alvo de um atentado em 5 de setembro de 2023, na rua Santa Helena, bairro São Raimundo, enquanto assistia a um jogo de futebol naquela localidade. Na ocasião, ele foi alvejado com oito disparos de arma de fogo, mas sobreviveu”, disse.

De acordo com o delegado, em nome de Giovanny haviam dois mandados de prisão em aberto, sendo um por associação criminosa e porte de arma e o outro por homicídio qualificado. Ele também foi flagranteado, no momento da abordagem policial, por uso de documento falso em razão de ter apresentado um documento falsificado.

Procedimentos

Os indivíduos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de arma de fogo de uso restrito. Eles serão encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: Assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...