33.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 5, 2024
Publicidade
InicioPolíticaBolsonaro afirma candidatura à presidência da República em 2026

Compartilhar

Bolsonaro afirma candidatura à presidência da República em 2026

Apesar de estar inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou em uma entrevista à revista Veja, divulgada nesta sexta-feira (1o), que ele é o representante da direita para as eleições presidenciais de 2026.

Bolsonaro respondeu a perguntas sobre potenciais candidatos de direita para o pleito de 2026 e assegurou que é o único com reais possibilidades de vitória. Ele rejeitou opções alternativas, enfatizando que mantém uma posição convicta sobre seu papel principal nas eleições. “Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema…O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, afirmou o ex-presidente.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, sob a alegação de que ele praticou abuso de autoridade e fez uso impróprio dos meios de comunicação. A decisão foi fundamentada em uma reunião ocorrida em julho de 2022, quando Bolsonaro se reuniu com embaixadores para criticar, sem fornecer evidências, o sistema eleitoral.

Ao longo da entrevista, Bolsonaro reafirmou seu desejo de disputar as eleições de 2026, criticando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Ele declarou que a sentença é injusta e declarou estar sendo perseguido. Pretendo competir em 2026. Não tem cabimento a minha inelegibilidade. O processo de abuso de poder político foi por ter me reunido com embaixadores antes do período eleitoral. Não ganhei um voto com isso. São injustiças, uma perseguição“, disse.

O ex-presidente também descreveu as medidas que pretende adotar para reverter a decisão do TSE. “O pessoal já sabe [que é uma perseguição], mas preciso massificar isso entre a população. Depois, as alternativas são o parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e o TSE que decida“, explicou.

Por fim, Bolsonaro afirmou estar preparado para enfrentar os desafios futuros. “Não sou otimista, sou realista, mas estou preparado para qualquer coisa“, concluiu.

Fonte: Redação Terra

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...