26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioPolíticaCâmara aprova MP que recria Ministério do Trabalho desfeito por Bolsonaro

Compartilhar

Câmara aprova MP que recria Ministério do Trabalho desfeito por Bolsonaro

Nova pasta seria responsável por definir políticas sobre previdência, geração de emprego e renda, entre outras

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (16) o texto-base da medida provisória (MP) que recria o Ministério do Trabalho e Previdência. Todos os destaques apresentados em plenário foram rejeitados e a proposta agora segue para análise do Senado.

Criado em 1930, o Ministério do Trabalho foi incorporado ao Ministério da Economia no início da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em julho, Bolsonaro editou uma medida que recriou a pasta, atualmente comandada por Onyx Lorenzoni. Mas para virar lei em definitivo a medida precisa ser aprovada pelo Congresso.

Com a possível aprovação, o Executivo passaria a contar com 17 ministérios na estrutura federal. A nova pasta seria responsável por definir políticas sobre previdência, geração de emprego e renda, apoio ao trabalhador, política salarial, segurança no trabalho, registro sindical, entre outras.

O relator da medida, José Nelto (Podemos-GO), disse que o novo ministério é importante para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em meio à pandemia. “Quando acontece um acidente, leva de seis meses a um ano e meio até sair o auxílio-doença nesse novo INSS. Não há gente para trabalhar no INSS. Com a pandemia ficou pior ainda”, declarou.

Com informações da CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...