A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (9), às 15h, no plenário 12, uma audiência pública para debater as causas da desnutrição entre pessoas idosas no Brasil. O debate foi solicitado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).
De acordo com os parlamentares, a desnutrição é um dos problemas de saúde pública mais graves que afetam a população idosa. Levantamento da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral revela que quatro em cada dez pacientes internados em hospitais públicos apresentam algum grau de desnutrição, condição que pode agravar o estado de saúde, prolongar internações e aumentar os custos hospitalares.
O problema está associado a diversas comorbidades, como perda de massa muscular, baixa imunidade e maior vulnerabilidade a infecções. Segundo o IBGE, o Brasil ultrapassou a marca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2022.
Para os deputados, a desnutrição entre idosos vai além da falta de alimentos. “Ela envolve também o acesso a alimentos nutritivos, conhecimento sobre dietas adequadas e suporte social. Isolamento, dificuldades financeiras, doenças crônicas e limitações físicas são fatores que comprometem a ingestão de nutrientes essenciais”, afirmam no requerimento que motivou a discussão.