“Enquanto eu puder, vou votar sempre”, disse o aposentado Walmir Alencar, com 83 anos, logo após sair da cabine de votação da seção 616, da 2a. Zona Eleitoral, localizada no prédio do Centro Universárito Nilton Lins, no bairro de Flores. Ele e a esposa Francisca, com 80 anos, acordaram cedo para exercer a sua cidadania e escolher o seu candidato a prefeito e a vereador da capital amazonense.
O juiz eleitoral Anésio Rocha Pinheiro, da 2a. Zona Eleitoral, visitou a Nilton Lins para acompanhar o andamento do pleito no local e conversou com o casal de eleitores. “Eles nos dão um exemplo de cidadania, cumprindo o dever cívico”, comentou o magistrado.
Walmir e dona Francisca estão entre os mais de 92,2 mil eleitores da 2a. Zona Eleitoral que devem votar neste domingo. São 265 seções eleitorais nessa ZE que abrange os bairros do Aleixo, Chapada, Flores e Parque Dez de Novembro. Somente nessa zona são 1.056 mesários, distribuídos em 18 escolas públicas e particulares. O Parque Dez é o bairro que concentra o maior número de eleitores da 2a. Zona Eleitoral, com 40,5 mil votantes.
Segundo o juiz Anésio Rocha Pinheiro, três urnas da 2a. Zona Eleitoral tiveram de ser substituídas logo nas primeiras horas de trabalho. A manhã seguiu sem registro de outras ocorrências nessa ZE.
Nas escolas, muitos eleitores ainda buscando informações sobre seus locais de votação. “Essa dúvida pode ser esclarecida no próprio site do TSE (www.tse.jus.br) ou do TRE (www.tre-am.jus.br), que está com acesso fácil e rápido sobre onde votar, a situação eleitoral, o e-título, como fazer a justificativa eleitoral e denúncias. No site tem todas as informações para o eleitor”, comentou o diretor do cartório da 2a. Zona Eleitoral, Ruy Wanderley.
Com informações da assessoria