Após a conclusão da apuração do primeiro turno das eleições de 2024 em Manaus, os resultados da Justiça Eleitoral indicam que 28 dos atuais vereadores conseguiram se reeleger, enquanto 13 deixarão a Câmara Municipal em 1º de janeiro de 2025. Em termos percentuais, a renovação na CMM foi de 32%, um dos índices mais baixos registrados nos últimos anos.
Os vereadores que não obtiveram votos suficientes são os seguintes:
- Alonso Oliveira (Agir);
- Bessa (PSB);
- Caio André (União);
- Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos);
- Fransuá (PSD);
- Glória Carratte (PSB);
- Isaac Tayah (MDB);
- Lissandro Breval (PP);
- Marcel Alexandre (PL);
- Marcio Tavares (Republicanos);
- Sassá da Construção Civil (PT);
- Wallace Oliveira (DC) ;
- William Alemão (Cidadania).
O vereador Caio André, que presidiu a CMM no segundo biênio, perdeu a reeleição por uma diferença estreita de apenas 62 votos para a Professora Jacqueline (União), que conseguiu se reeleger.
A maior bancada de vereadores no próximo ano será a do Avante, partido do prefeito David Almeida, que contará com sete parlamentares:
- David Reis;
- Dr. Eduardo Assis;
- Eduardo Alfaia;
- Gilmar Nascimento;
- Joelson Silva;
- Pai Amado;
- Rodinei Ramos.
Apresentando um aumento de dois vereadores em relação a 2024 após a janela partidária.
Em seguida, a segunda maior bancada será a do União Brasil, partido do deputado estadual Roberto Cidade, que não avançou para o segundo turno.
Três dos seis parlamentares do partido são estreantes: Aldenor Lima, esposo da deputada estadual Joana Darc (União), Marco Castilhos e Saimon Bessa. Os outros três são deputados que já estão na Câmara: Diego Afonso, Everton Assis e Professora Jacqueline. A bancada do Partido Liberal (PL), que reconduziu Capitão Carpê e Raiff Matos, além de ter conseguido eleger os recém-eleitos Coronel Rosses e Sargento Salazar, completa o pódio.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e o Agir conquistaram três cadeiras cada uma: Kennedy Marques (MDB), Mitoso (MDB) e Raulzinho (MDB); Eurico Tavares (PSD), Jander Lobato (PSD) e Professor Samuel (PSD); Dione Carvalho (Agir), Rosinaldo Bual (Agir) e João Paulo Janjão (Agir).
A federação Brasil da Esperança – formada por Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) – elegeu o ex-deputado Zé Ricardo (PT) e reelegeu o vereador Jaildo Oliveira (PV). Os partidos Progressistas (PP), Partido da Mulher Brasileira e Partido Renovação Democrática (PRD) elegeram dois vereadores cada: Rodrigo Guedes (PP) e Delegado Rodrigo Sá (PP); Ivo Neto (PMB) e Paulo Tyrone (PMB); Thaysa Lippy (PRD) e Sérgio Baré (PRD).
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) reelegeu o vereador Marcelo Serafim, que alternou ao longo da apuração a única cadeira do partido com Glória Carratte. O vereador Elan Alencar conseguiu se reeleger pelo Democracia Cristã (DC). Por fim, a federação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania reelegeu Rosivaldo Cordovil (PSDB).
Os candidatos mais votados da cidade de Manaus foram:
- Sargento Salazar (22.594 votos);
- Zé Ricardo (17.395 votos);
- Thaysa Lippy (16.116 votos);
- Marco Castilhos (14.621 votos);
- Kennedy Marques (14.548 votos);
- Eduardo Alfaia (13.281 votos);
- Everton Assis (12.429 votos);
- Rodrigo Guedes (12.298 votos);
- David Reis (11.285 votos);
- Diego Afonso (10.753 votos).