O governador Wilson Lima, do partido União Brasil, revelou nesta quarta-feira (16) uma série de medidas fiscais e administrativas, juntamente com alterações em seis secretarias do Amazonas. O anúncio ocorreu na sala de imprensa da Sede do governo do estado, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
Dentre as mudanças anunciadas, destaca-se a nomeação de Serafim Corrêa para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI). O economista, advogado e político assumirá a pasta com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
Além disso, outras alterações ocorreram em órgãos e secretarias estratégicas. Na Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), assume Ian Handerson Carmo Ribeiro; para a pasta da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), foi anunciado Daniel Borges; o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), passa a ser administrado Vanderlei Alvino e Breno Serra fica responsável pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Por fim, Roney Peixoto assume e a Secretaria de Mineração e Gás.
O governador também detalhou as medidas fiscais e administrativas que visam fortalecer a gestão pública e aprimorar a atuação do governo, anunciando cortes com aluguel de veículos, locações e diárias como forma de reduzir os gastos públicos.