Na manhã desta quarta-feira, 2, a Polícia Federal (PF) efetuou a prisão de Walter Delgatti, conhecido como “hacker da Vaza Jato”, no âmbito da Operação 3FA, que investiga a invasão dos sistemas do Poder Judiciário da União. A ação também realizou buscas em endereços vinculados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no estado de São Paulo, além de três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal. A PF ainda não divulgou informações detalhadas sobre os materiais apreendidos, que serão objeto de análise por parte dos investigadores.
A invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023 resultou na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Os crimes investigados, segundo a Polícia Federal, incluem invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A Operação 3FA, cujo nome é uma referência à autenticação de dois fatores (2FA), método de segurança de gerenciamento de identidade e acesso que exige duas formas de identificação para acessar recursos e dados, visa esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos no episódio de invasão aos sistemas judiciais.
Fonte: G1