Na manhã desta quarta-feira (01/02), 24 deputados estaduais tomaram posse em solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas. Desses 24 parlamentares, 14 foram reeleitos e 10 assumem o cargo pela primeira vez.
A bancada com mais representantes é a do União Brasil, partido do governador Wilson Lima, com seis representantes.
Os deputados reeleitos foram Roberto Cidade, atual presidente da Assembleia e o deputado mais votado deste pleito, com mais de 100 mil votos; Joana Darc e Adjuto Adfonso.
Os novatos do União são George Lins, filho do ex-deputado estadual Belarmino Lins, Thiago Abrahim, filho do prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim; e Mário César Filho, jornalista e ex-apresentador de TV.
A segunda maior bancada é do Avante, com quatro deputados. Abdala Fraxe foi o único reeleito pela legenda.
Os três novatos do partido são Daniel Almeida, irmão do prefeito David Almeida; Mayra Dias, esposa do prefeito de Parintins Bi Garcia e ex-miss Brasil; e Wanderley Monteiro.
Pelo PL estão os veteranos Cabo Maciel e Delegado Péricles, e a novata Débora Menezes.
O PSC reelegeu Alessandra Campelo e Dr Gomes e elegeu Dan Câmara, ex-comandante da Polícia Militar do Amazonas e irmão do deputado federal Silas Câmara.
O Republicanos tem dois reeleitos: João Luiz e Mayara Pinheiro.
Com um representante cada estão: MDB, com o deputado Cristiano D’Angelo (irmão do prefeito de Manacapuru, Beto D’Angelo); PMB, com o deputado Rozenha (que já foi vereador de Manaus em 2012); os dois novatos; Patriotas, com Felipe Souza (atual líder do governador Wilson Lima na Assembleia); no PT, Sinésio Campos; PV, com Carlinhos Bessa; e Cidadania, com Wilker Barreto; estes quatro últimos reeleitos.
Veja abaixo todos os eleitos para Mesa Diretora:
Presidente – Roberto Cidade (União)
1º vice-presidente – Carlinhos Bessa (PV)
2º vice-presidente – Alessandra Campêlo (PSC)
3º vice-presidente – Felipe Souza (Patriota)
Secretário-geral – João Luiz (Republicanos)
1º secretário-geral – Abdala Fraxe (Avante)
2º secretário-geral – Joana Darc (União)
3º secretário-geral – Cabo Maciel (PL)
Corregedor – Dr. Gomes (PSC)
Ouvidor – Sinésio Campos (PT)