Pesquisa Ipespe divulgada nesta quarta-feira (6), que deixa de fora da corrida o ex-juiz Sérgio Moro, mostra que o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%, e pelo pedetista Ciro Gomes, com 9%.
Depois, aparecem o tucano João Doria, com 3%, a emedebista Simone Tebet, com 2%, e o deputado André Janones (Avante), com 1%. Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (Democracia Cristã) e Vera (PSTU), também apresentados no levantamento estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado – não pontuaram.
Mesmo sem parâmetros para medir um possível avanço dos candidatos após a saída de Moro da disputa, na pesquisa Ipespe de março, Lula tinha os mesmos 44%; Bolsonaro, 26%; Ciro Gomes, 7%; e João Doria, 2%; Tebet, 1%; e Janones 1%.
O levantamento foi feito por telefone e ouviu 1.000 pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03874/2022. O índice de rejeição do governo Bolsonaro (ruim/péssimo) se mantém em 54% – a aprovação (ótimo/bom), entretanto, aumentou 3 pontos percentuais e está em 29%.
Informações SCC10