29.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioPolíticaEntidades e Instituições do AM querem Zé Ricardo como superintendente da Suframa

Compartilhar

Entidades e Instituições do AM querem Zé Ricardo como superintendente da Suframa

Desde o final do ano passado, quando  iniciou o processo de transição do atual Governo Federal, várias instituições e entidades saíram em defesa do nome do economista, advogado e ex-deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) para estar à frente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Zé Ricardo tem histórico extenso quando se fala em Zona Franca de Manaus (ZFM). Como economista já ajudou em projetos de implantação, ampliação e diversificação para centenas de empresas que se instalaram no Polo Industrial de Manaus e foi convidado a fazer parte  do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Regional”, da Transição do Governo Lula, por onde realizou reuniões técnicas locais com alguns segmentos envolvidos na política econômica e no modelo ZFM, dentre outros ações em defesa do modelo.

Várias entidades, instituições e personalidades já manifestaram divulgando nota defendendo o nome do economista e ex-deputado para superintendente da Suframa, dentre elas:  o Partido dos Trabalhadores do Amazonas (PT/AM); a Federação Única dos Petroleiros (FUP); o Conselho Estadual de Economista do Amazonas (CORECON); o Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro); Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe/AM); Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Amazonas (Sintagri); Rosana Cavalcante dos Santos, Reitora do Instituto Federal do Acre (IAFAC); Jaime Cavalcante Alves, Reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Marialva do Socorro de Almeida, Reitora do Instituto Federal do Amapá (IFAP); Edslei Rodrigues de Almeida , reitor do Instituto Federal de Rondônia – (IFRO); Nilra Jane Filgueira, Reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

E ainda: Everton Rabelo Cordeiro, Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Ocidental; Dra. Adele Schwartz Benzaken ,  diretora da Fiocruz Amazônia; prof. Dr. Raimundo Barradas, Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UEA; Jorge Luiz Ramos Lobato, Coordenador do Bosque da Ciência do INPA/AM; Profa.  Dra. Marilene Corrêa, Titular do Departamento de Ciências Sociais da UFAM e Egydio Schwade,  filósofo, teólogo, indigenista e ativista social.

Zé Ricardo agradece as dezenas de indicações e lembra que também recebeu o apoio da bancada do PT, da liderança do partido na  Câmara Federal, do deputado Zeca Dirceu e de vários ministros do partido. E que essa indicação também foi apresentada pela presidenta do PT, deputada Gleise Holfman, pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e pelo ministro Alexandre Padilha. Ao mesmo tempo, houve também várias manifestações e indicações da sociedade civil, teve diálogos com o Centro das Indústrias, setores da economia e alguns divulgaram cartas.

“Sou grato a todos e todas pelas manifestações de apoio. Essas manifestações são importantes e devem ser reflexo de toda nossa luta em defesa da Zona Franca. Portanto, quero apenas reafirmar meu compromisso de manter as lutas pelo desenvolvimento econômico, humano e ambiental de nosso Estado, independente de qualquer indicação de cargos. Já me pronunciei antes: minha militância social e política vai além de um mandato”, declarou Zé Ricardo.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...