O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai indicar o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber em setembro. O anúncio oficial deve ocorrer nas próximas horas, antes da partida do presidente para o Oriente Médio. A escolha de Dino foi confirmada durante uma reunião inesperada com Lula nesta manhã, não prevista em sua agenda. A indicação de Dino, no entanto, enfrenta resistência de alguns parlamentares aliados.
Além disso, Lula confirmou a indicação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Gonet conta com o apoio de diversos setores, incluindo deputados, senadores, ministros do governo e do STF, como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Para assumir os cargos, ambos os indicados passarão por sabatina e análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, necessitando posterior aprovação pelo plenário.
Vale ressaltar que a recente rejeição, em outubro, de uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal gerou um recado ao Planalto, sendo a primeira rejeição da história da Defensoria Pública da União.
Fonte: CNN Brasil