As investigações contra a gestão do vereador David Reis (Avante) do período em que ele foi presidente da Câmara Municipal de Manaus, entre 2021 e 2022, voltaram a andar no Ministério Púbico e no Tribunal de Contas do Estado, depois que foi anunciada a candidatura dele a um novo mandato no comando do Legislativo.
Os casos, quase todos envolvendo licitações e dispensas de licitação colocadas sob suspeita, estavam “adormecidos” nos dois órgãos de fiscalização, graças a articulações dele, do pai, Sabá Reis e de outros integrantes da administração municipal, mas bastaram alguns telefonemas de vereadores insatisfeitos com a indicação de Reis novamente para o cargo para que promotores e conselheiros voltassem a se movimentar.
Não está descartado que uma decisão judicial nos próximos dias abata a nova candidatura de Reis, que teria a benção do prefeito David Almeida.
O vereador é altamente rejeitado na mídia, em vários setores da sociedade e entre seus pares, mas o apoio do prefeito reeleito pesa muito para impulsioná-lo a uma nova presidência.