29 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioPolíticaGoverno Federal assina novo decreto para armas de fogo

Compartilhar

Governo Federal assina novo decreto para armas de fogo

Um novo decreto de armas será assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta sexta-feira, 21, o novo decreto de armas, em cerimônia marcada para as 11h no Palácio do Planalto, simultaneamente ao lançamento do novo Programa de Ação na Segurança (PAS). O novo decreto visa substituir as regras instituídas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revogados no início do governo atual.

Com a assinatura do decreto regras mais rigorosas passam a valer para a compra de armas de fogo. O foco será a redução do número de armas permitidas por pessoa, de 60 para 16, e para os caçadores, colecionadores e atiradores (CACs), de 30 para quatro armas de uso restrito, além da proibição de funcionamento de clubes de tiro 24 horas e restrições de localização dessas instituições, como a proibição de clubes perto de escolas.

Outro ponto de debate é a responsabilidade pelo registro e fiscalização das armas de CACs, que pode ficar a cargo do Exército ou da Polícia Federal. O tema, juntamente com a questão da liberação ou não de pistolas 9mm e os processos pendentes de registro, foram discutidos em reunião com o presidente Lula e serão apresentados oficialmente nesta sexta-feira. O novo decreto visa aprimorar o controle de armas no país, buscando maior segurança e responsabilidade em seu uso e transporte.

Fonte: Jovem Pan

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...