O instuito Action, comandado pelo estatístico Afrânio Soares, está colocando sua credibilidade em jogo ao trabalhar apenas para o deputado Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na corrida pela Prefeitura de Manaus.
Seu mais recente levantamento está sendo muito questionado no meio político e conflita com outros publicados recentemente, na medida em que mostra um crescimento exponencial do parlamentar, que nenhuma outra empresa captou.
Soares começou a se destacar em 2004, quando captou a vitória de Serafim Corrêa em uma disputa desigual com as máquinas federal, estadual e municipal. A partir daí, construiu uma trajetória de êxitos, acertando resultados, com um ou outro percalço, que não chegaram a comprometer a credibilidade da empresa.
Nos últimos anos, entretanto, o Action passou a ser quase que uma exclusividade de Cidade, que está montando um projeto de poder desde que conseguiu se reeleger com votação recorde.
No levantamento divulgado ontem, o deputado apareceu com mais de 11% das intenções de voto, em terceiro lugar. Imediatamente o mercado reagiu contestando o número.
Ocorre que há um acordo de bastidor entre Cidade e o governador Wilson Lima, seu correligionário. O deputado precisa aparecer com pelo menos 15% das intenções de voto até março, para poder ter o apoio do Governo na tentativa de conquistar a Prefeitura.
Ao que tudo indica, Soares decidiu dar uma forcinha, o que pode comprometer sua credibilidade.
Veja os números: