O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) está planejando um encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Joe Biden, com previsão para ocorrer em setembro durante a semana da Assembleia-Geral da ONU. Durante essa reunião, dois assuntos fundamentais serão abordados: meio ambiente e estratégias para combater a precarização do trabalho.
De acordo com fontes da diplomacia brasileira, indícios sobre a realização do encontro têm sido percebidos tanto do lado brasileiro quanto do norte-americano. A troca de sinais entre os líderes fortaleceu a possibilidade de uma reunião bilateral. Em fevereiro, quando Lula viajou aos Estados Unidos para se encontrar com Biden, o presidente brasileiro já havia convidado o líder norte-americano a visitar o Brasil, o que contribuiu para o interesse no encontro.
Com o bicentenário das relações entre Brasil e Estados Unidos previsto para 2024, a expectativa é de que essa reunião seja um marco na aproximação entre os dois países. Nesta semana, Lula recebeu representantes importantes dos Estados Unidos, incluindo um diretor da Nasa e um ex-senador norte-americano, que destacaram a relevância de um encontro entre os presidentes.
Há especulações de que durante o encontro, Lula e Biden poderiam lançar uma iniciativa conjunta para melhorias nas condições de trabalho, já que ambos têm histórico de envolvimento com o movimento sindical em seus respectivos países. Essa possível iniciativa também abriria caminho para uma visita oficial de Biden ao Brasil em 2024.
Fonte: CNN Brasil