O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que nesta quinta-feira (15) termina o prazo para registrar candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições municipais de 2024. Sete candidatos se apresentaram para concorrer à Prefeitura de Manaus, na capital amazonense.
Até esta quinta-feira, partidos políticos, federações e coligações devem registrar seus candidatos e candidatas para participar das eleições de 2024.
As inscrições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem ser feitas até as 8h via internet, de acordo com o calendário eleitoral, ou até as 19h via mídia entregue nos juízos eleitorais, que devem estar em atendimento presencial até esse horário.
Sete candidatos apresentaram registros na capital amazonense: David Almeida (Avante), Capitão Alberto Neto (PL), Roberto Cidade (UB), Wilker Barreto (Mobiliza), Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Mais de 6,9 mil pedidos de registro de candidatura foram enviados à Justiça Eleitoral no Amazonas. Desse total, 175 foram nomeados prefeitos e 176 vice-prefeitos. A plataforma já recebeu 6.550 solicitações para cargos de vereadores.Em Manaus, 818 candidatos solicitaram registro como vereador e sete para prefeito.
Uma das fases mais cruciais das eleições é o registro de candidaturas, no qual os partidos e as coligações solicitam à Justiça Eleitoral o registro das pessoas que concorrerão a cargos eletivos.
Após a apresentação, os requerimentos passam a tramitar pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), na classe Registro de Candidatura (RCand). No entanto, é possível acompanhar o andamento dos pedidos por meio da plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, que é responsável por publicar candidaturas registradas em todo o Brasil e fornecer informações detalhadas sobre as pessoas que disputarão as eleições. A plataforma é conhecida como DivulgaCandContas.
O prazo limite de 20 dias antes do início do primeiro turno, que acontecerá em 6 de outubro, é o dia 16 de setembro, quando todos os pedidos de registro de candidaturas, incluindo aqueles que foram rejeitados e seus respectivos recursos, serão julgados pelas instâncias ordinárias e as decisões que são tomadas serão publicadas.