26.3 C
Manaus
sexta-feira, junho 14, 2024
Publicidade
InicioPolíticaLira diz que os três poderes não devem avançar em "competências alheias"

Compartilhar

Lira diz que os três poderes não devem avançar em “competências alheias”

Em uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados para comemorar o aniversário de 35 anos da Constituição Federal de 1988, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enfatizou a importância de não avançar sobre “competências alheias” por parte dos Três Poderes. Em meio a recentes embates entre o Legislativo e o Judiciário, Lira destacou que as autoridades da República têm a responsabilidade de preservar a Constituição e suas bases de harmonia e independência.

Em seu discurso, Arthur Lira citou uma fala de Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte de 1988, que enfatizava a necessidade de discordar e divergir em relação à Constituição, mas nunca descumpri-la ou afrontá-la. Ele também ressaltou a importância de os Três Poderes atuarem como “freios e contrapesos” uns dos outros, evitando que um avance sobre as competências do outro.

A sessão solene, presidida pelo presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O discurso de Arthur Lira reflete o momento de debates sobre a separação de poderes e a autonomia de cada instituição no Brasil.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...