A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou um avião de propriedade da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar para assistir a final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo no último domingo (24). A ministra quem vem sendo criticada nas redes sociais, justificou o uso do transporte falando que a viagem era parte de uma ação interministerial para combater o racismo no esporte, destacando a importância de avançar no trabalho pela justiça racial em todas as modalidades esportivas.
A ação foi marcada pela assinatura de um protocolo de intenções em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e contou com a presença dos ministros Silvio Almeida, de Direitos Humanos e da Cidadania, e André Fufuca, do Esporte. Embora seja um evento oficial, o uso do avião da FAB gerou questionamentos por parte dos cidadãos, que apontaram a coincidência entre a data da ação governamental e a final da Copa do Brasil.
As críticas se estenderam também à oposição, com líderes parlamentares questionando o uso do avião da FAB para a viagem. A ministra Anielle Franco não se pronunciou sobre as críticas até o momento. A legislação brasileira regulamenta o uso de aeronaves da FAB em casos de emergência médica, segurança e viagens oficiais.
Fonte: Jovem Pan