O senador e ex-juiz, Sergio Moro, lamentou a perda de mandato de Deltan Dallangnol, que foi coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, em 2022. Em uma postagem feito nas redes sociais, Moro diz “estar estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro”. Deltan é filiado ao Podemos-PR e teve seu mandato cassado nesta terça-feira (16) por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dallagnol foi foi eleito o deputado mais votado do estado, com 344.917 votos.
Embora Dallagnol ainda possa recorrer com embargos tanto ao TSE quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF), ele perde o mandato de imediato. Os votos que recebeu serão contabilizados para seu partido.
O TSE julgou um recurso apresentado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) no Paraná e pelo Partido da Mobilização Nacional, que chegou à corte no final de janeiro. O ministro Benedito Gonçalves é o relator do caso.
Os partidos questionaram a elegibilidade de Deltan Dallagnol, alegando, por exemplo, que ele estaria inelegível devido à Lei da Ficha Limpa, uma vez que deixou a carreira de procurador com procedimentos administrativos pendentes no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Fonte: CNN Brasil