O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltou a ocupar a área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina, no sertão de Pernambuco, em protesto contra o governo federal. A ação ocorre na véspera do evento Semiárido Show, previsto para acontecer de 1º a 4 de agosto na unidade da Embrapa de Petrolina. O MST acusa o governo de descumprir acordos firmados em abril, após a ocupação anterior do local.
Em comunicado, o movimento reivindica a implementação urgente da Reforma Agrária e alega que desde as negociações anteriores com os órgãos competentes, não houve avanços nas pautas acordadas. O MST havia desocupado a área em abril após negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Na ocasião, o governo prometeu destinar parte da área para a reforma agrária, repassar terras para assentar as famílias envolvidas na ocupação e recriar a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Petrolina.
Contudo, o movimento afirma que, passados quatro meses, o governo federal não cumpriu com os acordos estabelecidos. O MST alega que o MDA não resolveu o problema das famílias acampadas e tenta realizar o Semiárido Show sem cumprir o mínimo do que foi acordado. O movimento ressalta que não deseja atrapalhar o evento, mas não permitirá sua realização caso suas reivindicações não sejam atendidas. A ocupação visa chamar a atenção das autoridades para a urgência da Reforma Agrária e pressionar por soluções concretas.
Fonte: CNN Brasil