O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o arquivamento do processo movido contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que poderia resultar na cassação de seu mandato. A parlamentar estava sendo acusada de quebra de decoro por proferir xingamentos ao deputado Duarte Jr. (PSB-MA) durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública. Com uma votação de 15 a 9, Zambelli foi absolvida.
A confirmação do arquivamento ocorreu após o relator do caso, o deputado João Leão (PP-BA), modificar seu voto. Na semana anterior, Leão havia se posicionado a favor da continuidade do processo. A deputada ainda enfrenta a possibilidade de ser julgada pelo Conselho de Ética devido a um caso em que é suspeita de ter contratado o hacker Walter Delgatti, responsável por expor as trocas de mensagens entre os procuradores da Lava Jato, para invadir sistemas do Poder Judiciário.
Durante a sessão do Conselho de Ética, Carla Zambelli pediu desculpas pelo xingamento proferido ao colega Duarte Jr. Ela destacou que a intenção não era ofender, mas admitiu que os ânimos se acirraram. “Acho que a gente pode fazer um embate de ideias sem atacar pessoas. Realmente, não quis ofender o Duarte, não foi intenção na minha fala”, ressaltou a deputada.
Fonte: Jovem Pan