Nesta terça-feira (17), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos ocorridos no dia 8 de janeiro. O relatório, que possui mais de 1.300 páginas, pede o indiciamento de diversas autoridades, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros, como Anderson Torres, Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Luiz Eduardo Ramos e Paulo Sérgio Nogueira. Outros nomes, como o do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e da deputada Carla Zambelli (PL-SP), também estão listados. A leitura do resumo do relatório estava prevista para o decorrer do dia, e a sessão não será interrompida no horário do almoço.
O relatório final aponta uma série de indiciamentos e foi apresentado com o intuito de reconstituir a cronologia dos eventos relacionados aos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. A comissão ouviu diversos depoimentos ao longo do tempo, incluindo depoimentos do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, e do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid. O presidente da comissão, Arthur Maia (União-BA), deve aceitar pedidos de vista, e a discussão do texto será retomada no dia seguinte (18).
A expectativa é que o relatório seja encaminhado diretamente a órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia Geral da União (AGU), a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU), ao invés da Secretaria Geral da Mesa (SGM), como era usual. Além disso, a oposição terá uma hora para apresentar um voto em separado, que só será considerado caso o relatório principal seja reprovado.
Fonte: Portal R7