O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas usou helicópteros do exército, que se deslocaram do município de Coari para sete comunidades, a fim de levar urnas eletrônicas, técnicos e militares, além de alimentos, antecipando o trabalho que estava previsto para acontecer nesta semana, vésperas das eleições municipais de 2024 no domingo.
No Amazonas, o maior estado do Brasil, as eleições deste ano ocorrem em meio a uma seca histórica, que tem potencial para ser a mais severa já experimentada na região. Isso impossibilita o acesso ao transporte fluvial, que é o meio de transporte mais comum nessas regiões. Neste ano, serão atendidos por helicópteros 78 locais de votação. Nos voos realizados no sábado, os helicópteros demoraram em média de 20 a 30 minutos para chegar às comunidades. No domingo passado (29), as aeronaves transportaram urnas e pessoas para comunidades situadas nos municípios de Lábrea e Pauini, respectivamente. Este transporte continuará ao longo da semana para outros locais.
No trabalho, foram atendidas as seguintes comunidades: São Sebastião de Flores, que tem 665 eleitores; Buiuçuzinho, 170 eleitores; Comunidade Angelim, 124 eleitores, Vila Sales, 172 eleitores; N.S. do P. Socorro do Canavial, 382 eleitores; São Francisco da Boca do Codajás, 149 eleitores; Santa Maria do Igapó Grande,225 eleitores, totalizado 1.887 eleitores.