Na noite desta quinta-feira (04/01), o Deputado Federal Amom Mandel (Cidadania) foi levado para o 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP) em Manaus, após um episódio durante a ‘Operação Impacto’. O parlamentar teria tentado utilizar de influência durante a abordagem uma guarnição da Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano).
Agentes de segurança presentes na operação relataram que Amom Mandel não teria reagido positivamente à abordagem da Rocam, tentando utilizar sua posição para influenciar a situação. A prática, conhecida como “carteirada”, é considerada crime de abuso de autoridade, conforme previsto pela Lei 13.869/19, com pena de detenção de 1 a 4 anos e multa. O caso, considerado atípico, foi encaminhado para apuração na Secretaria de Segurança Pública.
A ‘Operação Impacto’ visa ampliar a redução dos índices de criminalidade em Manaus, contando com efetivos de diversos órgãos de segurança, incluindo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). A ação, que ocorre de forma continuada, abrange todas as zonas da cidade, concentrando esforços no combate ao tráfico, roubo e cumprimento de mandados, entre outros crimes. O uso da tecnologia, como o ‘Cerco Inteligente de Videomonitoramento’, tem sido uma ferramenta importante para otimizar o trabalho das forças de segurança na operação.