25.7 C
Manaus
domingo, fevereiro 25, 2024
Publicidade
InicioPolíticaURGENTE: David Almeida aciona PF após ser vítima de deep fake

Compartilhar

URGENTE: David Almeida aciona PF após ser vítima de deep fake

O prefeito David Almeida (Avante) foi vítima de um áudio gerado por inteligência artificial, onde ele proferia ofensas aos professores que cobravam pelo pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A Polícia Federal foi acionada, e segundo o prefeito, os responsáveis já foram identificados.

 O conteúdo disseminado em grupos de mensagens, revela xingamentos proferidos pelo prefeito contra os professores que reivindicavam o pagamento do Fundeb, chamando-os de “vagabundos”. Após a intervenção da PF, a origem do arquivo foi identificada, assim como o IP responsável pelo início da sua disseminação.

Em uma coletiva, David Almeida afirmou que sua equipe está empenhada em punir os autores do áudio.

“Já identificamos quem disparou, quem é o administrador do grupo, que também está passivo de punição. Comete crime quem dissemina, quem administra grupos, esse administrador tem responsabilidade civil e nós vamos identificar, praticamente já identificamos e eu vou agora formalizar” declarou Almeida.

Embora tenha manifestado que só iria discutir as eleições após o carnaval, o prefeito destacou que eventos como esse antecipam o tema, sugerindo que o ataque já é uma preparação para o pleito de 2024, onde serão disputadas eleições para prefeito e vereador.

O que é deep fake

Explicando de uma forma mais simplificada, o deep fake é uma tecnologia que consegue simular o rosto e a voz de uma pessoa através do uso de inteligência artificial. Dessa forma, a vítima pode aparecer fazendo ou falando aquilo que o autor do arquivo deseje.

Com a popularização e a acessibilidade das inteligências artificiais, o uso de deep fake tem sido uma preocupação dentre as autoridades. O uso da tecnologia em período de eleição já entrou em pauta de discussões diversas vezes, no entanto, essa é a primeira vez que uma denuncia formal confirma o uso do deep fake contra uma autoridade política do Amazonas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...