26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioPolíticaVereador propõe teste de daltonismo em escolas municipais

Compartilhar

Vereador propõe teste de daltonismo em escolas municipais

O Projeto de Lei nº48/2023, de autoria do vereador Eduardo Alfaia (PMN), tem como objetivo instituir a realização do chamado Teste de Cores Ishihara em alunos da rede municipal de ensino, visando diagnosticar o daltonismo.

A matéria também propõe que a Prefeitura de Manaus realize parcerias com instituições públicas e privadas especializadas em oftalmologia.

Além disso, o texto ainda tenciona garantir que os casos detectados recebam tratamento adequado na rede pública de saúde.

“O nosso objetivo é levar saúde e informação de qualidade a população a respeito de uma condição pouco divulgada, e que pode causar diversos desconfortos quando não diagnosticada de forma correta, principalmente em crianças, culminando até mesmo em problemas na aprendizagem e desenvolvimento”, defendeu o autor do projeto.

Daltonismo no Brasil

O daltonismo é a mutação genética que causa dificuldade em perceber variações de cores, impedindo a visualização correta de certas informações. A condição tem esse nome por causa de John Dalton, inglês que possuía a deficiência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que haja em torno de 8 milhões de daltônicos no Brasil, que além de enfrentarem a questão da qualidade de vida, ainda se deparam com entraves jurídicos, como por exemplo, as dificuldades em serem aprovados no exame de trânsito, sendo que em diversos casos, há a necessidade de recorrência a instâncias judiciais para garantirem o acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sobre o teste

O Teste de Cores Ishihara é realizado em poucos minutos, e consiste em apresentar uma imagem cromática ao paciente, e se ele não conseguir identificar o número no centro desta combinação, pode ser que ele seja portador desta condição.

O teste foi criado em 1917, e recebeu este nome em homenagem ao Dr. Shinobu Ishihara, professor da Universidade de Tóquio.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...