O governador Wilson Lima (União Brasil) aproximou-se nos últimos dias do vereador Amon Mandel (Cidadania) e ajudou a negociar seu apoio ao vereador Caio André (PSC) para a presidência da Câmara Municipal de Manaus. Não por acaso o jovem político tornou-se o principal cabo eleitoral da chapa vencedora. O próximo passo, segundo o Barelândia apurou, é apoiar a candidatura do deputado federal eleito a prefeito de Manaus em 2024.
Lima não perdoa o atual prefeito, David Almeida (Avante), pela postura na campanha. Sentiu-se humilhado em várias ocasiões, quando o aliado fazia questão de destacar sua fragilidade política e a dependência dele para crescer em Manaus. O governador também entende que já “pagou” o apoio ao aportar mais de R$ 500 milhões para que a Prefeitura desenvolvesse vários projetos. Por isso se sente livre para apoiar quem quiser em 2024.
O governador enxerga uma chapa com Amon na cabeça e um aliado seu como vice – Roberto Cidade, por exemplo – seria imbatível. Agora seria a vez dele de mostrar a fragilidade de Almeida. Além disso, Lima entende que o prefeito, reeleito, seria candidato a governador com grandes chances em 2026 e uma vez eleito para o Palácio da Compensa dominaria a política local, colocando-o no escanteio. Já o deputado federal eleito dificilmente abandonaria a Prefeitura para se candidatar ao Governo, abrindo espaço para a continuidade do grupo que atualmente governa.
A engenharia política mudou totalmente depois da eleição. O governador entende que venceu com mais facilidade do que esperava e vê os veteranos fora do jogo.
David Almeida, por sua vez, já enxergou a “pernada” e vai começar a conversar com lideranças para construir um novo grupo político.