O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm um encontro presencial agendado em Nova York durante a Assembleia Geral da ONU (Nações Unidas). O convite partiu de Lula, que está nos Estados Unidos para fazer o discurso de abertura do evento. A reunião entre os líderes foi confirmada pelo Palácio do Planalto e está marcada para a próxima quarta-feira, 20.
Este encontro presencial busca solucionar questões e aparar arestas que surgiram após críticas mútuas. Lula defende a criação de um grupo para trabalhar em um acordo de paz na Ucrânia, mas Zelensky acredita que essa medida é ineficaz. Além disso, Zelensky acusou Lula de adotar um discurso semelhante ao do presidente russo Vladimir Putin, o que gerou tensões entre os dois líderes.
O presidente da Ucrânia é um dos 50 chefes de Estado que solicitaram uma reunião bilateral com Lula durante a Assembleia Geral da ONU. Além do encontro com Lula, Zelensky também se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com o objetivo de reforçar o apoio dos EUA à Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Fonte: Jovem Pan