30.3 C
Manaus
terça-feira, setembro 17, 2024
Publicidade
InicioSaúdeCFM pede que Anvisa libere o uso e venda de fenol para...

Compartilhar

CFM pede que Anvisa libere o uso e venda de fenol para médicos

Na sexta-feira passada (19/7), o Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou que o fenol fosse vendido novamente no Brasil.A comercialização da substância foi proibida logo após a morte do empresário Henrique Chagas, em 3 de junho.

O CFM, apoiado pela SBD e SBCP, afirma que a restrição “está trazendo sérios prejuízos à assistência de milhares de pacientes no Brasil”. Eles explicam que o peeling de fenol é apenas uma das poucas formas pelas quais esta substância é usada na saúde.

O conselho afirma que o uso do fenol no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo tumores ósseos e de pele, é seguro e eficaz. A substância também é usada para tratar hemorroidas internas, controlar sangramentos e dores crônicas causadas pela destruição de fibras nervosas. Também é usado para tratar neuralgia do trigêmeo, uma dor considerada a pior do mundo.

A Anvisa decidiu limitar a distribuição do fenol no Brasil porque não havia estudos comprovando a segurança e eficácia do produto para uso em procedimentos estéticos ou de saúde em geral.

Por outro lado, um controle era necessário para os médicos para garantir que as técnicas usadas fossem seguras. O CFM contrapõe que, desde que o uso seja realizado por médico, “não é justificada a sua proibição diante dos benefícios e baixo risco apresentado”.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...