Quatro óbitos relacionados à Covid-19 foram oficialmente registrados no Amazonas neste ano, conforme relatórios emitidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM). Esses dados foram compartilhados por meio de um novo boletim informativo, publicado na segunda-feira (19/02).
Segundo a FVS-AM, no período entre 10 de dezembro de 2023 e 10 de fevereiro deste ano, foram registrados 2.751 casos confirmados da doença, resultando em 142 internações hospitalares. Dentre os pacientes hospitalizados, 100 apresentaram pelo menos um fator de risco, incluindo condições como hipertensão, diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas e imunossupressão.
De acordo com Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica na FVS, os quatro mortos pela doença este ano eram dois homens e duas mulheres. Destes, três tinham mais de 70 anos, enquanto uma vítima tinha 47 anos.
Além disso, Melo esclareceu que todos os quatro pacientes que faleceram devido à Covid-19 já haviam recebido a vacina. Contudo, o esquema vacinal desses pacientes não estava completo.
TCE faz alerta sobre a doença
Na terça-feira (20/02), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu um alerta direcionado ao governo estadual e aos municípios, ressaltando um aumento nos casos de Covid-19 durante os primeiros meses do ano.
O comunicado divulgado enfatiza a importância da implementação de medidas preventivas e do reforço nos programas de tratamento de síndromes respiratórias na área da saúde.
“Entre as medidas recomendadas pelo órgão técnico do TCE, estão a realização de campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara, e higienização correta; implementação de programas de testagem e rastreamento da contaminação, e continuidade da vacinação de forma eficiente”, disse a corte.