25.3 C
Manaus
sexta-feira, dezembro 13, 2024
Publicidade
InicioSaúdeGoverno do AM entrega equipamentos e veículos para combate de doenças

Compartilhar

Governo do AM entrega equipamentos e veículos para combate de doenças

O Governo do Estado, nesta quarta-feira (6), um total de 20 veículos e 125 pulverizadores como reforço no enfrentamento de doenças como dengue, febre oropouche e malária em 20 municípios do interior do estado. Com investimento no valor aproximado de  R$ 5 milhões, as entregas ampliam a capacidade de vigilância e atendimento em áreas remotas e de difícil acesso. O reforço integra a agenda do Governo do Amazonas no avanço do enfrentamento de endemias, dando apoio às ações executadas pelas prefeituras municipais no controle às chamadas arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya, febre do Oropouche e febre do Mayaro) – doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos – e de malária (causada por parasita).

As ações tem sido realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Segundo o governador do Amazonas, esses investimentos fortalecem a qualidade dos serviços de saúde prestados à população e o compromisso do governo em garantir recursos e suporte adequados para enfrentar doenças e proteger a saúde e o bem-estar de seus cidadãos.

“Não há outro caminho para que a gente possa ter uma saúde tão fortalecida e um sistema de vigilância e de combate às doenças endêmicas que não a união entre os entes para que a gente possa ter cada vez mais força“, destacou Wilson Lima ao ressaltar a união entre os governos federal, estadual e municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cenário no Amazonas

No Amazonas, no período de 1º de janeiro até 29 de fevereiro, foram notificados 13.186 casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 2.232 para dengue, 7 para febre de chikungunya, 10 para zika, especificamente por critério laboratorial, 1.674 casos de febre do Oropouche, 4 casos de febre do Mayaro.

Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). O informe é divulgado semanalmente, às quintas-feiras. Na lista de municípios com maior quantidade de casos notificados para arboviroses: Manaus (5.603), Tefé (779), Manacapuru (690), Lábrea (582), Coari (582), Carauari (554), Iranduba (508), Envira (319), Tonantins (282) e Itacoatiara (217).

No Amazonas, nos primeiros dois meses do ano, foram registrados 5.609 casos de malária em 2024. Por municípios são: São Gabriel da Cachoeira (1.383), Manaus (1.069), Barcelos (393), Carauari (241), Itamarati (215), Coari (190), Humaitá (188), Guajará (177) e Lábrea (154).

Com informações da assessoria 

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...