30.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 19, 2024
Publicidade
InicioSaúdeManaus já registrou mais de 300 casos de Oropouche em 2024

Compartilhar

Manaus já registrou mais de 300 casos de Oropouche em 2024

Manaus registrou um total de 326 casos da febre Oropouche em 2024, conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na segunda-feira (15). Até o momento, não foram registradas mortes relacionadas à doença na capital amazonense. Os dados compreendem os Boletins Epidemiológicos de Arboviroses e abrangem o período de 31 de dezembro de 2023 a 13 de janeiro de 2024.

A primeira edição do informe epidemiológico confirmou 129 casos de febre Oropouche, sendo que a segunda edição adicionou mais 197 casos, totalizando os 326 registros na cidade neste ano. A febre mayaro não apresentou casos confirmados em 2024, de acordo com os registros da Semsa. É importante mencionar que os boletins não incluem casos notificados dessas doenças, já que sua notificação não é obrigatória.

Além dos casos de febre Oropouche, Manaus também confirmou 208 casos de dengue neste ano, de acordo com os boletins divulgados pela Semsa. Não foram registrados casos confirmados de zika ou chikungunya. A cidade está intensificando ações de prevenção e controle durante o período de chuvas, visando combater a infestação de mosquitos vetores das arboviroses. Essas ações incluem visitas domiciliares, orientação à população e monitoramento de áreas vulneráveis.

A Semsa destaca a importância da colaboração da população, incentivando a realização semanal de vistorias em quintais e dentro de residências, a fim de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas preventivas recomendadas estão o armazenamento adequado de pneus, a cobertura de caixas d’água e vasos sanitários, além da limpeza periódica de piscinas, mesmo quando fora de uso. Os dados, provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), estão sujeitos a atualizações conforme as informações são recebidas.

Fonte: Assessoria

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...