27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024
Publicidade
InicioSaúdeOMS faz alerta sobre transmissão de gripe aviária para humanos

Compartilhar

OMS faz alerta sobre transmissão de gripe aviária para humanos

Na quinta-feira (18/4), a Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou “grande preocupação” com o facto de a estirpe H5N1 da gripe das aves se estar a propagar a novas espécies, incluindo os seres humanos. Jeremy Farrar, cientista-chefe da agência de saúde da ONU, afirmou que “isto continua a ser uma grande preocupação”.

Segundo Farrar, o vírus H5N1 tem uma taxa de mortalidade muito elevada nas pessoas infectadas através do contato com animais infectados e receia-se que possa adaptar-se para se poder transmitir entre humanos. No entanto, até à data, não há provas de tal contaminação.

Entre o início de 2023 e 1 de abril de 2024, a OMS anunciou que foram registados 889 casos de gripe aviária em 23 países. No entanto, até à data, os casos de infeção humana têm sido raros.

Para os cientistas das agências de saúde das Nações Unidas, os sistemas de vigilância e de deteção de infecções não podem ser subestimados. No entanto, salientou que o caso dos EUA ocorreu no país mais rico do mundo, onde estão a ser realizados estudos sorológicos sistemáticos para determinar se a transmissão está a ocorrer entre os criadores de gado.

No Camboja, uma criança de nove anos infectada com a estirpe H5N1 morreu de gripe aviária em fevereiro. No caso dos EUA, as autoridades de saúde locais informaram que o único sintoma do doente era a vermelhidão dos olhos, como acontece com a conjuntivite, sublinhando que se tratava de um caso isolado e que foi tratado com medicamentos antivirais contra a gripe.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...