27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024
Publicidade
InicioSaúdeOMS pede que China explique suposto surto de pneumonia no país

Compartilhar

OMS pede que China explique suposto surto de pneumonia no país

A Organização Mundial da Saúde (OMS) exigiu que a China esclareça o aumento de casos de uma pneumonia de origem desconhecida em crianças. Relatos indicam que hospitais pediátricos em Pequim e na província de Liaoning estão enfrentando superlotação. Em comunicado divulgado na noite de quarta-feira (22), a OMS afirmou ter solicitado à China informações epidemiológicas, clínicas e resultados laboratoriais relacionados aos clusters desses casos entre crianças.

Segundo a agência, representantes da Comissão Nacional de Saúde da China atribuíram o aumento de casos a fatores como a suspensão das restrições da covid-19 e a circulação de patógenos conhecidos, incluindo influenza, pneumonia por Mycoplasma pneumoniae, vírus sincicial respiratório (VSR) e SARS-CoV-2. Entretanto, um relatório do Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMed) levanta dúvidas sobre a relação desses casos com as informações divulgadas pelas autoridades chinesas.

Moradores relatam que muitas crianças hospitalizadas não apresentam sintomas clássicos, como tosse, mas têm febre e desenvolvem nódulos pulmonares. O ProMed destaca a concentração de casos em duas cidades distantes, Pequim e Liaoning, sugerindo um surto generalizado de uma doença respiratória não identificada em várias áreas da China. Os surtos levaram ao fechamento de muitas escolas nessas regiões.

Fonte: O Globo

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...