A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou que vai disponibilizar doses da vacina bivalente contra o covid-19 a para pessoas com mais 60 ou imunocomprometidos a partir da próxima segunda-feira (18). O anunciou foi feito após a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitir um alerta sobre a nova dose para esse grupo especifico.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, alinhadas às evidências científicas e às recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento da Covid-19, a FVS-RCP baseou sua orientação na identificação, pelo ministério, de duas novas sublinhagens do vírus da Covid-19 no país, a JN.1 e a JG.3.
O grupo de imunossuprimidos inclui pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento quimioterápico para câncer, transplantadas de órgão sólido ou células tronco hematopoiéticas (TCTH), em uso de drogas imunossupressoras, vivendo com HIV/Aids, em tratamento com corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona (ou equivalente) por 14 dias ou mais, entre outros. A vacinação requer apresentação de documento oficial com foto, Cartão Nacional do SUS e cartão de vacina.
Os usuários podem verificar sua situação vacinal por meio da plataforma Imuniza Manaus, e os endereços e horários das unidades de saúde da Semsa estão disponíveis em bit.ly/localvacinacovid19.