A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nessa terça-feira (14/1) que oito indivíduos morreram na Tanzânia devido a um possível surto do vírus Marburg.
As vítimas residiam no noroeste do território nacional. Elas manifestaram sintomas como cefaleia, febre elevada, dor lombar, perda de força, vômito com sangue, diarreia e hemorragia externa.
Indivíduos que interagiram com os oito pacientes nos dias recentes, incluindo parentes e profissionais de saúde, foram identificados e estão sob monitoramento.
A Organização Mundial da Saúde aguarda os resultados dos exames realizados em duas vítimas para confirmar a ocorrência do surto. O laboratório nacional da Tanzânia recebeu as amostras. Os casos surgem apenas algumas semanas depois de um surto significativo da doença ter sido oficialmente encerrado em Ruanda, um país vizinho.
O vírus Marburg, da mesma família do Ebola, está incluído na lista de patógenos com potencial pandêmico. Principalmente, a transmissão acontece através do contato com fluidos corporais de indivíduos infectados, como sangue, saliva e suor.
A infecção é comumente responsável por dores musculares, desconforto abdominal, diarreia e vômitos com sangue. Os sintomas costumam surgir de maneira repentina. O vírus Marburg causa uma doença altamente contagiosa e a taxa de mortalidade pode chegar a 88%.