28.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioSaúdeUnidades Móveis atendem mulheres da zona Norte de Manaus

Compartilhar

Unidades Móveis atendem mulheres da zona Norte de Manaus

Usuárias dos bairros Jorge Teixeira, situado na zona Leste, e Cidade de Deus, na zona Norte, vão receber os atendimentos das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, a partir desta segunda-feira (26/02).

As estruturas itinerantes são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e ofertam procedimentos e serviços de assistência básica, com ênfase no pré-natal e no rastreio do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher que serve as usuárias da zona Leste passará a atender, a partir de segunda-feira, na rua São Paulo, na entrada da comunidade Cidade Alta, no Jorge Teixeira. A estrutura do serviço tem previsão de permanecer no local até o dia 08/03.

Já na zona Norte, após deslocamento, a unidade itinerante da prefeitura retoma o funcionamento na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, no bairro Cidade de Deus, na segunda-feira. O serviço móvel tem funcionamento previsto no novo endereço até o dia 15/03.

Os atendimentos do serviço municipal na zona Oeste continuam ocorrendo na rua Linária, no bairro Tarumã, ao lado da escola municipal Serafina Cinque. A unidade móvel que atende a região deve permanecer na localidade até o dia 1º/3.

As três Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa oferecem atendimento exclusivo para a população feminina, em suas respectivas áreas de atuação, nas zonas Leste, Norte e Oeste, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. O agendamento é feito na própria unidade, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas unidades móveis, as usuárias têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, exames de mamografia e ultrassom, planejamento reprodutivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação. As estruturas contam ainda com farmácias para dispensação de medicamentos.

O serviço itinerante iniciou as atividades há sete meses, atuando para reforço da prevenção e promoção da saúde das usuárias da rede pública em áreas de maior demanda de assistência básica.

Desde julho do ano passado até o final de janeiro deste ano, as três estruturas realizaram mais de 62 mil procedimentos, incluindo mais de 5,5 mil mamografias, 18 mil ultrassonografias, 5,6 mil coletas do exame preventivo e 13 mil consultas médicas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...