23.3 C
Manaus
sábado, julho 5, 2025
Publicidade
InicioTecnologia5G: Capitais devem ter sinal ampliado até final do mês

Compartilhar

5G: Capitais devem ter sinal ampliado até final do mês

Até o final deste mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja aumentar o número de antenas 5G nas capitais dos estados e no Distrito Federal para o mínimo uma para cada 30 mil pessoas.

Ao longo dos últimos dois anos, a tecnologia foi instalada em mais de 800 cidades no Brasil e o sinal está ativo em pelo menos 589 municípios, com uma cobertura média de 45%.

A agência afirma que cerca de 28 milhões de usuários têm celulares capazes de conectar-se à internet 5G. O número total de terminais ativos em um ano é três vezes maior. De 13 aparelhos homologados em 2021 para 195 em 2024.

A meta da Aneel é ter sinais em todas as cidades até o final de 2029. Até 2030, 84% da população brasileira deve ter cobertura de 5G.

O objetivo da medida é promover a inclusão digital e o acesso a serviços sofisticados, a fim de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável da economia em vários setores.

A World Back estima que a implementação do 5G pode adicionar aproximadamente 0,5% ao PIB do país anualmente, o que representa um valor de cerca de USD 41 bilhões até 2030.

O aumento da produtividade, a inovação tecnológica e as novas oportunidades de negócios que surgem da tecnologia são os principais resultados da tecnologia, principalmente em setores como manufatura, agricultura, saúde e transporte.

A agência prevê que até 2030 o número de assinantes de 5G no Brasil alcance 179 milhões, com uma penetração de 77%.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...